atps teoria administracao
Campus Tatuapé - Unibero
Curso de Administração
Gizelia Bezerra Texeira Da Silva – RA: 6968452983
Hozana Lucas Gonçalves- RA: 7188537456
Ivanir Aparecida Domingos – RA: 7306550337
Jéssica Batista de Sousa – RA: 7308552757
Renilda Cassimira Pinheiro - RA: 6954458107
Silvia Estela Sant Ana – RA: 7306550452
ATPS DE TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO
ProfªTutora Presencial Adriana de Novais
OUTUBRO – 2013
SÃO PAULO/SP
Sumário
5.1 REFERENCIAS ...........................................................................................................18
1.INTRODUÇÃO
No inicio do século XX foi que a administração passou a surgir como ciência que tinha como principais métodos científicos aplicados na mesma a observação e a mensuração iniciada então pela Escola da Administração Cientifica criada Frederick Winslow Taylor que foi grande precursor da teoria da administração científica no final do século XIX e inicio do século XX, aplicando seus métodos científicos na administração como uma forma de garantir benefícios aos sistemas produtivos.
Taylor nasceu em 1815 na Filadélfia nos Estados Unidos vindo de uma família muito rígida, no qual, começou sua carreira como operário que foi a partir desse momento que ele ingressou seus estudos. Com o passar do tempo concluiu que a racionalização do trabalho operário deveria ser acompanhada de uma estrutura geral tornado-se então coerente a aplicação dos seus princípios na empresa geral.
Taylor passou a estudar a relação que havia entre patrão e operário, aplicando a administração cientifica nos padrões de produção como as maquinas, as ferramentas, os métodos e as rotinas da empresa.
Como afirma CHIAVENATO (pag.57);
“Observando metodicamente a execução de cada operação a cargo dos operários. Taylor viu a possibilidades de decompor cada tarefa e cada operação da tarefa em uma serie ordenada de movimentos simples. Os movimentos eram