ATPS Sistemas M todos e Processos de Constru o
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo definir o processo de micro programação do orçamento, do planejamento e do controle e a análise de suas aplicações em diferentes etapas das atividades de uma obra de construção civil.
Levando em consideração a ampliação da Galeria Gastronômica abaixo representada.
1- Serviços Preliminares
2.1- ORÇAMENTO DA OBRA
É necessário obter informações de custos e quantidades de insumos compatíveis com a programação física do empreendimento, de modo a apropriar com confiabilidade os custos das etapas de uma obra em função de sua execução no tempo, informando a lógica de consumo de recursos para uma estratégia de execução adotada. O orçamento permite elaborar um planejamento adequado com os recursos financeiros e recursos humanos.
É necessário observar o atendimento aos custos orçados para a obra, através do controle e apropriação de quantidades e custos de materiais, mão-de-obra e equipamentos, e relacionando os custos realizados e custos previstos. Nota-se a importância do planejamento e controle da obra, principalmente no setor financeiro que pode alterar as previsões conforme os resultados obtidos, a fim de não permitir um grande desvio entre o orçamento previsto e o gasto e eliminando parcialmente os serviços provisórios. Uma construção bem planejada leva menos tempo de execução do que quando não é, gerando menos custos. As previsões financeiras são de grande importância para o bom andamento da obra.
Muitas vezes só é dada importância ao orçamento e planejamento de uma obra quando se começa a ter problemas. É comum, por exemplo, que se consuma muito dinheiro nas primeiras etapas, o que pode levar à falta de recursos na fase de acabamentos, que é a mais dispendiosa, mas normalmente é a menos planejada. Ou ainda que se priorize a compra de material de acabamento, por ser mais caro, antecipando-se desnecessariamente gastos que podem comprometer as primeiras fases