ATPS Segunda
Introdução
O estudo sobre princípios e conceitos de conversão eletromecânica de energia é de fundamental importância para o aprendizado e conhecimento sobre funcionamento de diversos equipamentos ou máquinas que tem por finalidade a conversão de energia elétrica em energia mecânica ou de energia mecânica para elétrica.
Passo 1: Pesquisa sobre os princípios e conceitos básicos sobre a conversão eletromecânica de energia.
Os dispositivos que realizam a conversão de energia também podem ser classificados, segundo o número de campos envolvidos, em:
- Dispositivos de excitação única - desenvolvem forças de impulso não–controladas. Ex.: relés, solenoides, atuadores diversos.
-Dispositivos de 2 ou mais caminhos de excitação – desenvolvem forças proporcionais a sinais elétricos e sinais proporcionais às forças e velocidades.
Obs.:
- Ímãs permanentes - frequentemente usados como um dos caminhos de excitação.
- Em muitos dispositivos – um caminho de excitação estabelece o nível de campo elétrico ou magnético. O outro caminho trabalha com sinais. Ex.: alto-falantes, motores de conjugado, tacômetros e captadores.
- Nos dispositivos de potência – realiza-se a conversão contínua da energia.
Ex.: motores e geradores.
Divisão dos dispositivos de conversão de acordo com a função.
A- Dispositivos para medição e controle (transdutores): Dispositivos de 2 ou mais caminhos de excitação. Desenvolvem forças proporcionais a sinais elétricos e sinais proporcionais à forças e velocidades. Geralmente funcionam em condições lineares (saída proporcional a entrada), com sinais relativamente pequenos.
Ex: Motores de conjugado, microfones, fonocaptadores, alto-falantes.
B- Dispositivos que produzem força: Desenvolvem forças de impulso não controladas.
Ex: Atuadores à solenoides, relés, eletroímãs.
C- Dispositivos para contínua conversão de energia: Dispositivos de potência.
Ex: Motores e geradores.
BALANÇO DE ENERGIA
A conversão eletromecânica de energia envolve 04 formas de