ATPS RH PRONTO
ATPS – 6º PERIODO TURMA B
BELO HORIZONTE
2013
ETAPA 1
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
PARALELO ENTRE O FILME TEMPOS MODERNOS E A MODERNA GESTÃO DE PESSOAS.
Tempos Modernos é um filme que retrata a vida urbana nos Estados Unidos no ano de 1930 e conta a história de um homem (Charles Chaplin) que trabalhava em uma fábrica de forma desenfreada e quase escrava na linha de produção e em algumas cenas, ele possui os movimentos alterados por conta do trabalho acelerado e repetitivo, causando um colapso nervoso.
O filme demonstra os modelos de produção industrial baseados na divisão do trabalho na linha de montagem. Ou seja, a produção em massa deveria ser realizada no menor tempo possível e cada operário ficava responsável por uma etapa do processo produtivo cortando a criatividade e a percepção do mundo ao redor.
A fiscalização constante e a aceleração das rotinas de produção eram pontos abordados pela teoria clássica e também estão presentes no filme. Em determinados momentos do filme torna-se possível perceber a forma negativa como toda essa pressão e cobrança excessiva influenciava a vida dos operários. Eles passavam a viver as rotinas da fábrica involuntariamente no seu cotidiano, tornando-se pessoas que viviam em função do trabalho. A preocupação capitalista dos donos das fábricas inviabilizava qualquer possibilidade de humanização das técnicas trabalhistas. Por serem profissionais de uma única função, o operário tinha nas fábricas seu único meio de sobrevivência.
No filme, a máquina toma o lugar dos homens, e com o sistema desigual houve o acarretamento de manifestações e greves porque os lucros vinham de poucos operários. Essa crise deixou muitas pessoas desempregadas ou com dificuldades para se manter, o que gerou o aumento na criminalidade e na escravização.
Atualmente vivemos em uma sociedade marcada fortemente pela mudança. As relações de trabalho também mudaram e não apenas por causa das leis,