ATPS RH etapa 1,2
APLICANDO PESSOAS.
Passo 1 -> (Leitura do artigo dado na ATPS). Recrutamento e seleção de pessoal: O que a análise do comportamento tem a dizer?
O texto vem nos apresentar a comparação dos meios que eram usados na contratação de um funcionário em determinados cargos, séculos atrás, e com o passar do tempo, às mudanças que foram acontecendo nessas contratações, e ainda benefícios que isso trouxe as empresas.
Antigamente as empresas não usavam os meios que tem hoje, sendo assim eles não faziam entrevistas, que hoje chamado de processo seletivo, e assim chamavam a pessoa para trabalhar sem ao menos saber se a mesma possuía experiência no cargo que foi a ela designado, e com isso as empresas acabavam não produzindo ou tendo tanto lucro como esperavam.
No ano de 1983, CHIAVENATO propôs que a seleção de recursos humanos poderia ser definida singelamente como a escolha do homem certo, para cargo certo, ou aqueles mais adequados para tal vaga, pensando na produtividade que aquela pessoa iria trazer a empresa. Depois dessa ideia muitas empresas começaram a experimentar essa nova alternativa e começaram a perceber que algo estava dando certo e o progresso passou a aparecer de forma gradativa.
Hoje temos uma profissão chamada psicologia, geralmente todas as empresas que se adequaram a essa modernidade, tem esse profissional na hora de uma entrevista.
Geralmente quando uma pessoa é chamada para alguma entrevista e o primeiro procedimento é a entrevista pelo psicólogo, o profissional já consegue ter uma ideia de qual o perfil daquele candidato e passa para a empresa qual o mais adequado perfil a ser contratado. Porem isso não quer disser que o candidato escolhido vai se adaptar aos hábitos da empresa e para saber somente colocando em experiência onde hoje chamamos contrato de experiência.
Antigamente as empresas passavam longe dessa logística de contratação.
Com todas essas alterações as empresas passaram á ser mais rigorosas em suas