ATPS Resistência dos Materiais
Aula-tema: a perspectiva de prevenção da falha.
Essa atividade é importante para poder assegurar que o projeto proposto funcionará como pretendido de modo seguro e confiável.
Passo 1
Definir quais serão os dados que a equipe irá utilizar para calcular todo o projeto do guindaste. Somar os últimos algarismos dos RA´s dos integrantes do grupo e identificar os dados na tabela abaixo: Final dos RA´s: 8+8+7+3+7 = 33
Somatória final dos RA´s = 33, sendo o último número 3 usaremos a carga de 2500 lbf
Passo 2
Fazer uma pesquisa dos tópicos abaixo, de modo a entender quais as possíveis falhas que podem ocorrer dentro de um projeto mecânico:
1 Deformação Elástica
2 Escoamento
3 Indentação
4 Fratura Frágil
5 Fadiga
6 Corrosão
7 Desgaste
8 Flambagem
1 - Deformação Elástica:
As deformações elásticas são proporcionais ao esforço aplicado e são deformações reversíveis, ou seja, quando a deformação de tensão que provocou a deformação elástica é retirada, o material rochoso volta ao seu estado inicial. Um exemplo de deformação elástica é a sofrida por uma mola ou elástico quando sujeita a tensões. Quando o limite da elasticidade dos materiais é ultrapassado, estes entram em ruptura e passam a sofrer deformações plásticas.
E quando o corpo se rompe é conhecida como deformação por ruptura, isto ocorre quando se recebe inicialmente uma tensão maior do que produz a deformação plástica e tende a diminuir após o começo do processo. Sendo variada conforme a aplicação das tensões podendo ser reação de apoio ou inércia.
2 – Escoamento:
Limite de escoamento, ou tensão de escoamento é a tensão máxima que o material suporta ainda no regime elástico de deformação, se houver algum acréscimo de tensão o material não segue mais a lei de Hooke e começa a sofrer deformação plástica (deformação definitiva).A partir do ponto de escoamento aumentam as deformações sem que se altere, praticamente, o valor da tensão. Quando se atinge o limite