Atps quimica
TEMA : Matéria, energia, transformação e substância.
• A atmosfera terrestre é composta pelos gases:
Nitrogênio(N2) e Oxigênio(O2) que somam cerca de 99%, e por gases traços, entre eles o gás carbônico(CO2), vapor de água(H2O), metano(CH4), ozônio(O3) e o óxido nitroso (N2O), que compõem o restante 1% do ar que respiramos
Nitrogênio
Na indústria química, é usado para diluir gases reagentes, para aumentar o rendimento de algumas reações, para diminuir o risco de fogo ou explosão de certas reações
Oxigênio
Utiliza-se principalmente nas indústrias metal mecânicas como comburente de maçaricos para soldagem e corte de materiais de ferro
Carbono
É um elemento indispensável na indústria. A maior aplicação do carbono é na forma de coque nas indústrias do ferro e do aço, onde se utiliza para reduzir o minério de ferro nos altos fornos.
Metano
É usado como matéria prima para fabricar: dióxido de carbono, etanol, cloreto de metila, diclorometano, amônia e acetileno. O metano alta pureza é usado em laboratórios para testes de resistência ao fogo em alguns plásticos e também como matéria prima para misturas de gases utilizadas na calibração de analisadores.
Ozônio
A habilidade do ozônio para desinfecção de água foi descoberta em 1886 e em 1891 testes pilotos já eram realizados em Martinkenfelde, na Alemanha. No entanto, a primeira instalação de ozônio em escala industrial ocorreu em 1893, em Oudshoorm, na Holanda, objetivando a desinfecção de água na estação de tratamento de água potável desta cidade.
Oxido nitroso
O óxido nitroso (ou Nitro) pode ser utilizado em motores de combustão interna com o objetivo de se obter um aumento de potência. É popularmente conhecido no meio automobilístico como nitro.
• Separação dos gases da atmosfera
SEPARAÇÃO GÁS-GÁS
A ) Liquefação fracionada: a mistura de gases passa por um processo de liquefação e, posteriormente, pela destilação fracionada.
Obs.: Uma aplicação desse