Atps quimica engenharia civil
A) N2 – Nitrogênio 78, 08%. Absorvido pelas plantas na forma de proteínas vegetais.
O2 – Oxigênio 20,95%. É responsável pelos processos respiratórios dos seres vivos.
Ar – Argônio 0,93%. É utilizado no enchimento de lâmpadas incandescentes.
CO2 – Dióxido de Carbono 0,03%. Auxilia manter a temperatura da terra.
Outros Gases 0,01 % - Ne – Neônio, CH2 – Metano, Kr – Criptônio, ....
B) Não, os mais abundantes na atmosfera como N2, O2, Ar são substancias simples porém o CO2 é uma substância composta constituída de carbono e oxigênio como outras substância de menor percentual na atmosfera.
C) N2 – Destilação de ar líquido Ar – Destilação fracionada do ar líquido CO2 – Obtido naturalmente na respiração dos seres vivos O2 – Obtido na atmosfera
D) A reação entre nitrogênio e hidrogênio para produção de amoníaco. A amônia produzida era oxidada para a produção de ácido nítrico utilizado na produção de explosivos e produção de munição com propósitos militares, hoje metade do nitrogênio é utilizado para produzir fertilizantes.
E) A atmosfera é a principal fonte dos gases essenciais para a vida e outros gases utilizados nos mais diversos setores industriais.
Passo 3
A) Leitura em grupo do artigo: “Petróleo: um tema para ensino de Química”.
Passo 4
A) Leitura do texto: “O processo de fabricação de açúcar e álcool”.
B) Leitura do texto: “Etanol, o combustível de maior produtividade no Brasil”.
Passo 5
A) Gás, gasolina, querosene, óleo diesel e o plástico
B) Sim, o petróleo utiliza os processos de flotação e destilação. Já o etanol sobre fermentação com fases aeróbicas e anaeróbicas.
C) Etanol 6.500 Kj e a gasolina 10.100 Kj
D) Não acreditamos que o etanol seja a solução perfeita para substituir o petróleo, mas sem dúvida o etanol é um combustível que gera menores impactos ambientais. Além dessa alternativa existem outras fontes de energia sustentáveis que poderiam contribuir com a