Atividade de aprendizagem
1) O PCN de Língua Portuguesa considera o aluno como o sujeito da ação de aprender, aquele que age sobre o objeto de conhecimento, que é a Língua Portuguesa, tal como se fala e se escreve fora da escola; a língua que se fala em instâncias públicas e a que existe nos textos escritos que circulam socialmente, e o ensino, a prática educacional do professor e da escola, que organiza a mediação entre sujeito e objeto do conhecimento. Discuta a afirmação e indique a ação que o professor deverá planejar para que a mediação aconteça.
Resp:
O aluno é um receptor de informações, convive com vários tipos de linguagens, de textos, dialetos e é a escola, o professor que organiza todas as informações e conhecimentos adquiridos pelos alunos. O professor deverá planejar situações de interação entre esse conhecimento sejam construídos, deverá organizar e recriar em sala de aula essas situações que são adquiridas em outros espaços, com as adequações necessárias para orientar a ação e reflexão do aluno.
2) Ferreira (2001, p.22) destaca que o PCN faz uma crítica ao ensino de língua portuguesa nas escolas que, carrega tradicionalmente uma excessiva escolarização e uma artificialidade nas atividades propostas de leitura e de escrita. Discuta a afirmação da autora indicando o pressuposto determinado pelo PCN de Língua Portuguesa, para o ensino da língua.
Resp:
As atividades de leitura e escrita que visão a memorização, a leitura artificial e superficial não desenvolvem no aluno a necessidade de conhecimento de novos gêneros textuais, de outros tipos de linguagem. O PCN presumi que a língua torna-se real no uso das práticas sociais, em diferentes momentos, lugares e contextos e se apropriam dos seus conhecimentos através da ação sobre eles em situações de uso de fato.
3) Ao tratar do ensino da leitura, o PCN de Língua Portuguesa alerta para a necessidade de superar a concepção sobre o aprendizado inicial da leitura, de que ler