ATPS pronta Mar o15
1272 palavras
6 páginas
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERPPolo Novo Hamburgo
Serviço Social
Seguridade Social
Atividades Práticas Supervisionadas
Professor de Ensino a Distância: Laura Santos
Tutor Presencial: Karen Ligia Leão
Sueli Angelita da Silva – RA 427681
Ivanise. H. de Souza – RA 439350
Novo Hamburgo
2015
INTRODUÇÃO
Mostraremos neste trabalho sobre seguridade social ,que para assegurar acesso a todos, um bem estar social, é preciso estar garantido em lei um mecanismo para realizar estas politicas . No que tange a lei a saúde um direito de todos e a assistência social de quem dela necessitar, e a previdência social é contributiva.
Todavia precisamos ter consciência para afiançar que estas políticas cheguem á toda população. Assim como estado e sociedade devem fazer a sua parte, que neste caso é de colaborar, fiscalizar e democratizar a informação.
É, portanto, compromisso do assistente social conhecer todos os meandros existentes na seguridade social e suas respectivas legislações.
DEFINIÇÃO DE SEGURIDADE SOCIAL
Definição de Tributo: “É uma quantia em dinheiro como prestação correspondente ao dever jurídico do sujeito passivo.”.
Tributo é, portanto, o imposto que o contribuinte dá ao Estado, de forma obrigatória, em dinheiro ou em títulos ou bens, criado através de lei e cobrado pela administração pública, através de procedimentos determinados também na lei. Toda a população paga de certa forma algum tipo de imposto, (CONFINS, PIS/PASEF, CPMF, etc.) direcionados em estabelecer um sistema de proteção social à mesma população.
A seguridade social segundo o texto constitucional é um conjunto integrado de iniciativas dos poderes públicos e da sociedade, destinadas em assegurar os direitos relativos á saúde, à previdência, e a assistência social (art., 194 da CF). Podemos dividir estas políticas em sistemas contributivos e não contributivos, e no caso da saúde e a assistência social são sistemas não contributivos e os recursos utilizados para manutenção destes sistemas