atps projeto multidisciplinar lll
Curso: Pedagogia
Turma: N50 / 5° Semestre/2015
Tutora: Maiara Rodrigues
Unidade: São Borja
Data: 25/05/2015
NOMES E RAS DOS ALUNOS:
KLEBER ALVIM DE MATTOS RA 432144
CLÁUDIA ALMEIDA LUNQUES RA 428502
LEANDRO AGUIRRE GOULART RA 423754
LUCIANA DE AVILA MARTINS RA 7983721903
INTRODUÇÃO
A Pedagogia de Projetos visa à significação do espaço escolar, transformando-o em um espaço vivo de interações, aberto ao real e às suas múltiplas dimensões, trazendo uma nova perspectiva para se entender o processo de ensino – aprendizagem. Nesse processo, todo conhecimento é construído em estreita relação com os contextos em que são utilizados, sendo impossível separar os aspectos cognitivos, emocionais e sociais, pois a formação dos alunos não pode ser pensada apenas como uma atividade intelectual. É um processo global e complexo onde o conhecer e o intervir no real não se encontram dissociados. “Aprende-se participando, vivenciando sentimentos, tomando atitudes diante dos fatos, escolhendo sentimentos para atingir determinados objetivos. Ensinar-se não só pelas respostas dada, mas principalmente pelas experiências proporcionadas, pelos problemas criados, pela ação desencadeada” (Escola Plural, 1994).
Resenha ressaltando os pontos mais relevantes sobe a leitura realizada:
A escola e as práticas educativas fazem parte de um sistema de concepções e valores culturais onde determinadas propostas tem êxito quando se conectam com algumas necessidades sociais e educativas.
Os projetos podem ser considerados como uma pratica educativa que teve reconhecimento em diferentes períodos do século XX. O termo “projeto” surgiu pela primeira vez na literatura educacional em 1904 num artigo do educador C. Richards que orientava futuros professores de trabalhos manuais e considerava útil que eles desenvolvessem projetos suscitados, por problemas e tarefas práticas. No entanto, foi através do pensamento de Jhon Dewey (1859-1952) e