atps projeto multidiciplina 2
1116 palavras
5 páginas
Friendrich Froebel e a sua contribuição para educação infantil Friendrich Froebel deixou grandes contribuições para a educação infantil, esta fase tão importante do processo do desenvolvimento do ser humano. Defendia que o ensino não deveria ser algo obrigatório ou forçado, mas sim no interesse de cada aluno e por meio da pratica. Para ele, as brincadeiras são algo de extrema importância no caminho da aprendizagem. São vistos por ele não apenas como algo divertido ou apenas diversão, mas sim um modo de fazer com que a criança compreenda o mundo e as coisas ao seu arredor.
O alemão Friedrich Froebel (1782-1852) foi um dos primeiros educadores a considerar a o inicio da infância como a fase decisiva na formação da pessoa. Havia um principio que ele compartilhava: o de que a criança é como uma planta em sua fase de formação, que exige zelo para que cresça de forma saudável. A partir de suas ideias a afetividade e o lúdico passam a ser destaque no processo educativo das crianças menores de 8 anos. Umas das melhores ideias dele foi a de que todo homem é essencialmente dinâmico e produtivo, e não meramente receptivo.
Friedrich Froebel considera que o jardim de infância deve ajudar os alunos a expressarem – se e a desenvolverem – se, baseando – se na auto - atividade. A aquisição de conhecimentos está em segundo plano com auxilio das atividades. O gesto, o canto e a linguagem são as formas de expressão de sentimentos e ideias apropriadas à educação infantil. Para Froebel enquanto os brinquedos físicos ajudavam na força do corpo, as historias ajudavam a desenvolver a mente. Assim como para Pestalozzi, Froebel valorizava a família, foi o primeiro educador a captar o significado da família nas relações humanas. O educador acredita que cada criança tem um método especifico e natural que faz com que elas aprendam de acordo com seus interesses e por meio das atividades práticas.
Ao longo do tempo Froebel conseguiu perceber a importância do jogo e as atividades