ATPS Projeto multiciplinar II
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
Projeto Multidisciplinar
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Projeto Multidisciplinar II ”, sob orientação do professor-tutor a distância Adalgisa Bergamim Diples.
JUNDIAI
2012
Introdução A pesquisa sobre Frederico Augusto Guilherme Froebel trouxe ao grupo uma reflexão de que o brincar ajuda na parte pedagógica da criança e do professor, pois Froebel acreditou na criança, valorizou sua liberdade e desejou a expressão de natureza por meio de brincadeiras livres e espontânea, ou seja, através da brincadeira , situações que por sua vez por ser chamada de situações lúdicas. Através da brincadeira, a criança pode ter experiências de novas situações o que lhe proporciona a possibilidade de uma educação criadora, voluntária e consciente, o brinquedo pode proporcionar mudanças quando se refere às necessidades e à consciência da criança, com o brinquedo, podemos ciar hipóteses e desafios, além de construir regras, relações e limites impostos pelos adultos. O grupo então chegou a um ponto onde, percebemos que, quando o brinquedo é visto como objeto e suporte da brincadeira, permite à criança imaginar, criar e representar a realidade e as experiências por ela adquiridas ao seu estagio de desenvolvimento e idade.
Nas brincadeiras, a criança transforma os conhecimentos que já possuí em conceitos gerais com os quais brincam. Por exemplo, para assumir um papel na brincadeira, ela tem que conhecer alguma de suas características. Seu conhecimentos vêm da imitação de alguém ou de um acontecimento vivido na família ou em outros ambientes, ou ate mesmo de cenas assistidas na televisão.
Não se pode esquecer-se de falar a importância da brinquedoteca, onde se encontra um espaço destinado, especialmente, ao ato (atividade) do brincar. A brinquedoteca foi um marco na