ATPS Programação Banco de Dados 4º Série - 1ª Etapa
O objetivo principal desta pesquisa, inicialmente, compreender os conceitos de banco de dados e alguns de seus comandos principais.
Estaremos elaborando um projeto de programação de banco de dados para a construção do sistema SIG, um sistema de gerenciamento de compra e controle de estoque de diversas empresas.
Esta etapa inicial visa conhecer os principais conceitos de Consulta e comandos DML. Veremos aqui exemplos de inserção, exclusão, atualização de dados em tabelas em SQL.
FUNDAMENTOS DE CONSULTAS SQL
O que é o SQL
Para elaborarmos o projeto corretamente, primeiro vamos entender um pouco sobre a ferramenta que estaremos utilizando para a criação do projeto, o SQL.
A linguagem SQL (Structured Query Language) que em português significa Linguagem de Consulta Estruturada, é uma linguagem padrão de gerenciamento de dados que interage com os principais bancos de dados baseados no modelo relacional.
A linguagem SQL surgiu em 1974 e foi desenvolvida nos laboratórios da IBM como interface para o Sistema Gerenciador de Banco de Dados Relacional (SGBDR) denominado SYSTEM R. Esse sistema foi criado com base em um artigo de 1970 escrito por Edgar F. Codd.
SQL é uma linguagem essencialmente declarativa. Isso significa que o programador necessita apenas indicar qual o objetivo pretendido para que seja executado pelo SGBD.
Consultas em SQL e comandos DML
Conhecendo um pouco melhor agora o SQL, o que é, e para que serve, entendendo que é uma linguagem de consulta declarativa, podemos nos aprofundar um pouco mais, mostrando agora os principais comandos, qual a utilidade de cada um desses comandos, comandos de consulta e de manipulação.
A DML (Data Manipulation Data) ou Linguagem de manipulação de dados, é uma família de linguagens de computador utilizadas para a recuperação, inclusão, remoção e modificação de informações em bancos de dados. Pode ser procedural, que especifica como os dados devem ser obtidos do