Atps Prof Virginia 2
O estilo d vida nas grandes cidades tem gerado o crescimento do numero de pessoas que realizam suas refeições fora de casa, comprometendo a qualidade das refeições consumidas, principalmente as trabalhadores que não tem a comodidade de poderem almoçar em suas casas.
Tentando atender essa demanda p Restaurante Arens é um estabelecimento que se caracteriza pela comercialização de refeições prontas, nutricionalmente balanceadas, originadas de processos seguros, preparados com produtos regionais a preços acessíveis servidas em locais apropriados e confortáveis, garantindo a dignidade ao se alimentar.
1.2- Legislação do segmento- Diretrizes, normas para abertura da empresa.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária estabelece regras específicas Para empresas que produzem e ou manipulem alimentos, (Resolução RDC No. 216, de 15/09/04, Portarias No. 1.428/MS; No. 326- SVS/MS de 30/07/97 e CVS-6/99) o qual deverá ter comprovadamente participado de Curso de Capacitação no seguintes temas: - Contaminantes Alimentares; - Doenças transmitidas por alimentos; - Manipulação Higiênica dos Alimentos.
1.2.1 INSTALAÇÃO DO RESTAURANTE
Os Restaurantes deverão ser mantidos nas mais perfeitas condições de ordem e higiene, inclusive no que se refere ao pessoal e ao material. De acordo com a legislação paulista, especificamente a Portaria CVC -6/99 do Centro de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde ficam estabelecidas, entre outras coisas, as instalações mínimas necessárias para funcionamento de um restaurante que são:
I – Área independente para recebimento e armazenagem de mercadorias tendo estrados e prateleiras com altura mínima De 25 cm do piso
II – Área independente para produção e manipulação de alimentos
III – Área independente para higiene e guarda de utensílios de preparação;
IV – Sanitários para funcionários, separados por sexo.
V – Vestiário separado por sexo, devendo possuir armários individuais e chuveiro;
VI – Lavatórios exclusivos e em