ATPS - Processos de Fabricação
Esse trabalho esta dividido em duas etapas, nas quais com o desenvolvimento dele, estudaremos os processos de fabricação dos componentes de um conjunto, que neste caso, brinquedos para o parque de diversões. Na primeira etapa estudaremos os processos de fabricação por trabalho mecânico. Na segunda etapa estudaremos os processos de fabricação por metalurgia.
1 ETAPA 1
1.1 Passo 1
1.1.1 Laminação
Processo de reduzir a espessura de uma chapa, barra ou perfil metálico por meio de sua passagem entre dois ou mais cilindros girantes, com separação menor que a espessura de entrada.Divide-se em 2 grandes ramos: Laminação de produtos planos e não planos.
Laminação de produtos planos: O objetivo é produzir chapas de determinada espessura a partir de chapas mais grossas, de blocos ou lingotes. A redução é progressiva, em vários passos e sempre num mesmo plano, cada passo reduz a espessura num certo percentual. Os esforços chegam a milhares de toneladas devido às grandes áreas envolvidas. Os cilindros de trabalho, que entram em contato com o material, são suportados por cilindros de encosto, de maior diâmetro o que evita que aqueles se quebrem. De todo modo a deformação elástica resulta em uma deflexão maior no meio que nas extremidades dos cilindros. Para evitar que as chapas tenham espessura diferente ao longo da largura, os diâmetros dos cilindros de trabalho são maiores no meio que nas extremidades.
Laminação de produtos não planos: O objetivo é produzir barras (redondas, quadradas, chatas) ou perfis (cantoneiras, vigas U e I, trilhos, dormentes metálicos, etc). Para isso é necessário que a deformação seja muitas vezes alternada entre 2 planos, de modo que a largura e espessura sejam reduzidas. Ao contrário dos cilindros usados para chapas, aqui eles recebem sulcos (canais) usinados, por onde passam as barras e perfis, que são assim obrigados gradualmente, passo a passo, a mudar da seção inicial até o perfil final.
1.1.2