Questionario experimento 1
Eles são provenientes de natureza eletromagnética, possuem elevadas energias e curtos comprimentos de onda. No momento que um feixe de raios-X incide sobre o material, uma fracao do mesmo se dispersa, se espalhando assim em todas as direções pelos elétrons associados a cada íon ou átomo que está presente na trajetória do feixe.
b) Qual é o nível de tensão usualmente utilizado nas medidas?
Normalmente se um nível de tensão entre 25 e 120 kV.
c) Quais são os principais tipos de fontes utilizados em análise por difração de raios-X?
As principais fontes utilizadas são anodos selados ( de vidro ou cerâmico), anodos rotatórios e a luz síncrotron que nada mais e que um acelerador de partículas.
d) Quais são os comprimentos de onda típicos das fontes citadas no item c)?
Nas duas configurações a faixa de comprimento acaba sendo a mesma que na difração de neutron (0.3 a 6A). No entanto, o valor mais usual 'e de 1.5406A.
e) Como é feita a preparação de amostras para as medidas de difração de raios-X?
Depois de desaglomeradas, os pos são prensados uniaxialmente a 3000 kgf no formato de pastilhas com aproximadamente 3 mm de altura por 10 mm de diâmetro. Essas pastilhas são sinterizadas a 1250C, por 5h, em atmosfera de ar, com taxa de aquecimento de 1C/min e taxa de resfriamento de 1C/min ate 600C. Dessa temperatura em diante o resfriamento 'e feito pelo ar.
f) Quais são os principais componentes de um difratômetro de raios-X?
Fenda de espalhamento, fenda soller, fenda de recepção, detector monocromador, fenda de divergência, filtro, amostra e tubo de raio-X.
g) Descreva o funcionamento de um difratômetro de raios-X.
Atualmente utilizam um difratômetro de raios-X, que tem um contador de radiação para detectar o ângulo e a intensidade de feixe difratado.
Enquanto que o contador se move num goniômetro circular que está sincronizado com a amostra, um registrador representa automaticamente a intensidade do feixe difratado, em uma