ATPs Processos Administrativos
1.1. Organização da Ação Empresarial
A palavra organização pode assumir vários significados
Organização como uma entidade social - é uma organização constituída por pessoas, dirigidas para objetivos específicos deliberadamente estruturada.
Organização como função administrativa é parte integrante do processo administrativo – nesse sentido, organização significa o ato de organizar, estruturar e integrar os recursos.
Em outras palavras, as organizações precisam de organização. Elas não alocam seus recursos ao acaso. As organizações precisam ser organizadas para poder funcionar melhor e produzir melhores resultados.
Enquanto o nível institucional se preocupa com o desenho organizacional no âmbito da empresa como um todo, o nível intermediário se incumbe de detalhar o desenho dos departamentos que serão responsáveis pela administração de um ou mais recursos relevantes para alcance dos objetivos empresariais. O nível operacional fica com a responsabilidade de definir o desenho dos cargos e das tarefas, os quais, em conjunto, operarão as tecnologias e gerarão os produtos ou serviços que constituem a tarefa básica da empresa. Assim organizar consiste em:
- Determinar as atividades necessárias ao alcance dos objetivos planejados;
- Agrupar as atividades em uma estrutura lógica;
- Designar as atividades às pessoas específicas.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1. Abrangência da Organização
A organização tem por finalidade o cumprimento de objetivos traçados, e podem ser divididos em organização formal, ou seja, com divisão de trabalho sólida, estabelecida por quem detém o poder decisório, e a organização informal, que acontece de forma espontânea, partindo do relacionamento das pessoas na empresa.
A organização, como função administrativa se desdobra em três níveis diferentes:
1) Organização no nível global: Que abrange toda a empresa;
2) Organização em nível departamental: Que abrange cada departamento da empresa;
3) Organização em nível das