Gráficos de lactose e sacarose
Organização celular dos micro–organismos Os lipídeos de membrana de Archea diferem daqueles de Bacteria e Eukarya. Lipídeos de membrana de Bacteria e Eukarya onde os ácidos graxos são unidos ao glicerol por ligação éster. Os lipídeos de Archea apresentam ligações éter entre o glicerol e suas cadeias laterais hidrofóbicas, além disso, os lipídeos de Archea são desprovidos de ácidos graxos. A arquitetura fundamental da membrana citoplasmática de Archea é a mesma daquela das membranas de Bacteria e Eukarya. As células procarióticas não possuem organelas envolvidas por membrana. Todas as bactérias possuem citoplasma, ribossomos, uma membrana plasmática e um nucleóide. A maioria das bactérias possui paredes celulares.
Por que Archea são insensíveis a penicilina?
Porque o antibiótico penicilina destrói o peptideoglicano ou impede sua síntese correta, a bactéria Archea não possui peptideoglicano em sua parede celular, tornando-as assim resistente ao antibiótico.
Uma célula bacteriana poderia dispensar uma parede celular caso possuísse uma cápsula?
Não, pois a cápsula é fortemente ligada a parede celular.
Formas bacterianas típicas:
Esférica: cocos. Arranjos: diplococos, estreptococos, tétrade, sarcinas, estafilococos.
Cilíndrica: bacilos. Arranjos: diplobacilos, estreptobacilos, cocobacilos.
Espiralada: espiroquetas, vibriões, espirilos.
AULA 2 – Ultra-estruturas dos micro-organismos e nutrição microbiana (Brock pág. 108)
Principais diferenças entre as células procarióticas e eucarióticas
Tamanho: eucarioto é maior que procarioto.
Glicocálice: em procarioto esta presente como cápsula ou camada viscosa, em eucarioto esta presente em células que não possuem parede celular.
Parede celular: em procarioto é complexa do ponto de vista químico e em eucarioto quando está presente é quimicamente simples.
Divisão celular: em procarioto se dá por fissão binária, em eucarioto envolve