Atps processos administrativos etapa 4
O projeto tem como proposta inicial, retirar as pilhas e baterias que não estão em uso do meio ambiente, possibilitando assim uma pequena melhora no meio ambiente, e minimizando os danos que as pilhas e baterias causam ao meio ambiente.
As pilhas secas são do tipo zinco-carbono, geralmente são usadas em lanternas, rádios e relógios. Essa pilha tem como composição Zn, grafite e MnO2 que pode evoluir para MnO(OH). Além desses componentes, é importante lembrar-se da adição de alguns elementos para evitar a corrosão como: Hg, Pb, Cd, In. Estas pilhas contêm até 0,01% de mercúrio em peso para revestir o eletrodo de zinco e assim reduzir sua corrosão e aumentar o seu desempenho.
As pilhas alcalinas são compostas de um ânodo, um “prego” de aço envolto por zinco em uma solução de KOH alcalina (pH~14), um cátodo de anéis de MnO2 compactado envoltos por uma capa de aço niquelado, um separador de papel e um isolante de nylon.
As baterias recarregáveis representam hoje cerca de 8% do mercado europeu de pilhas e baterias. Dentre elas pode-se destacar a de níquel-cádmio (Ni-Cd) devido à sua grande representatividade, cerca de 70% das baterias recarregáveis são de Ni-Cd. O volume global de baterias recarregáveis vem crescendo 15% ao ano.
As baterias de níquel-cádmio têm um eletrodo (cátodo) de Cd, que se transforma em Cd(OH)2, e outro (ânodo) de NiO(OH), que se transforma em Ni(OH)2. O eletrólito é uma mistura de KOH e Li(OH)2. As baterias recarregáveis de Ni-Cd podem ser divididas basicamente em dois tipos distintos: as portáteis e as para aplicações industriais e propulsão. Em 1995 mais de 80% das baterias de Ni-Cd eram do tipo portátil. Considerando-se que 70% do lixo brasileiro são jogados a céu aberto, resultando na contaminação dos lençóis freáticos e das águas superficiais próximas aos lixões é cada vez maior.
http://www.inmetro.gov.br/infotec/publicacoes/cartilhas/ColEducativa/meioambiente.pdf