Atps processo administrativo
As empresas não agem na base da pura improvisação, dependendo da sorte ou do acaso tudo nelas e cuidadosamente planejado para que possa ser feito de melhor maneira possível.
O planejamento representa a primeira função administrativa, por ser exatamente a base para as demais funções, como organização direção e controle.
Na verdade, o planejamento e a função administrativa que determinam antecipadamente quais são os objetivos a serem atingidos e como se deve fazer para alcançá-los da melhor maneira possível. Trata-se, de um modelo teórico para a função futura.
O planejamento lida com o futuro com a determinação dos objetivos e detalha os planos necessários para atingi-los com eficiência e eficácia. Planejar significa definir os objetivos e escolher antecipadamente o melhor curso de ação para alcançá-los com o mínimo de esforço e custo. O planejamento define onde se pretende chegar, o que deve ser feito, portanto, quando como e em que seqüência. Não se trata de adivinhar o futuro, mas de reconhecer como as ações presentes refletem necessariamente antecipações e presunçoes sobre o futuro
O papel do planejamento e substituir a ação reativa diante dos eventos passados por uma ação proativa e antecipatória em relação aos eventos futuros na total inversão do que era feito antigamente nas empresas.
Planejamento Estratégico
O planejamento no nível institucional recebe o nome de planejamento estratégico e apresenta três características principais: e projetado no longo prazo, esta voltado para as relações entre empresa e seu ambiente de tarefa e envolve a empresa como totalidade. E direcionado em longo prazo e macro oriundo e exige a participação integrada dos de mais níveis da empresa: do nível intermediário, por meio dos planos táticos e do nível operacional, por meio dos planos operacionais. Este plano envolve a seis etapas principais a determinação dos objetivos empresariais; a analise ambiental interna da organização e de seus recurso, a