ATPS - PPCP
Marco Antonio Pereira - RA: 2055861245
ATPS
Planejamento, Programação e Controle de Produção.
Profº.: Marcela Amaral
Anhanguera de Santa Barbara Série: 8º A - Engenharia Mecânica.
Data: 08/05/2014 Etapa 1
A empresa que identificamos foi a FB³W especializada em comercialização de grãos de café. A empresa fica localizada em Colatina – ES.
E conforme informações obtidas às previsões de demandas são analisadas, pelo clima onde em épocas mais frias o consumo de café é maior, então a produção de café é aumentada. E por contratos, onde os contratos são fechados com grandes empresas que torram e industrializa os grãos de café por no mínimo 1 ano.
Quanto a produção de café não é algo simples e rápido. Passa por uma série de procedimentos, todos importantes para sua qualificação final. Onde é feito de maneira apropriada e com mecanismos específicos.
Na plantação do café é utilizada a mão-de-obra terceirizada, onde as tarefas são divididas entre os operários:
Primeiramente é feita a análise do solo, com agrônomos terceirizados, para que os processos de produção sejam feitos corretos e economicamente. Logo após procedem as seguintes etapas:
• Preparo do terreno: A terra é arada, aplicada calcária e adubo depois é marcado as covas alinhadas em nível. São locados dois carreadores (são caminhos para o transporte das proteínas), com uma largura média de 6 a 7 metros.
• Preparo das covas: A abertura das covas para o plantio é feita com o auxílio de enxadões, onde o terreno é sulcado no espaçamento desejado com um sulcador. Os sulcos são de espaço em espaço, aprofundados e "acertados" com enxadões, transformando-se em covas com 60 cm de comprimento, 40 cm de profundidade e 40 cm de largura. O uso de sulcadores aumenta muito o rendimento da abertura de covas, tornando mais econômica essa operação.
• Plantio: É efetuado durante os meses de chuva, com o solo úmido. Dá-se