Atps - ppcp
ANHANGUERA EDUCACIONAL
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS (ATPS)
PROFESSOR: EDNALDO ROQUE
DISCIPLINA: PLANEJAMENTO, PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DA PRODUÇÃO
SANTO ANDRÉ, 13 DE JUNHO DE 2012
Era da produção artesanal até 1850
Aproximadamente até o século XIX, o mundo ocidental era predominantemente rural e agrícola, os bens eram fabricados por pessoas altamente habilidosas, utilizando ferramentas simples. Um artesão supervisionava de perto o trabalho de vários aprendizes durante um longo período de treinamento.
O nascimento do sistema fabril
No início do século XVIII surgiu o desenvolvimento da força a vapor e a introdução de máquinas que favoreciam a economia do trabalho humano.
Era da produção em massa (entre 1850 e 1975)
Na metade do século XIX as fábricas aumentavam em tamanho e produziam grandes volumes de um mesmo produto para atender aos mercados em crescimento, com isso os custos de manufatura caem devido aos contínuos avanços em processos o que permitia o alcance de economias de escala.
Taylor e o movimento da administração científica
Taylor é considerado o fundador da engenharia industrial, sua intenção era eliminar gastos, especialmente esforço físico, minimizando assim custos totais de produção, Taylor defendia o uso padronizado de trabalho, desenvolvido por engenharias de processo. Esse método aumentou a produtividade em até 400%.
O movimento da linha de montagem
Henry Ford combinou os ensinamentos de Taylor com os conceitos da especialização do trabalho para projetar a linha de montagem em 1913, as linhas de montagem eram compostas por trabalhadores sem habilidades ou com pouca habilidade, as tarefas eram reduzidas ocasionando a estratégia de produção em massa.
Com o surgimento do computador as empresas foram aperfeiçoando suas técnicas de controle, planejando necessidades de materiais (MRP) e o método do caminho crítico (CPM).
No final