Atps negocios internacionais
PASSO 01
Definições sobre globalização e mercados internacionais.
O que é globalização?
Segundo De masi (1999), a globalização não é um fenômeno recente. Aquela de que se fala hoje representa apenas o êxito mais elaborado de uma eterna tendência humana de explorar, mapear e desfrutar dos seus recursos.
Neto (1996) argumenta que a globalização atual é um processo de aceleração capitalista, num ritmo jamais visto, em que o produtor vai comprar matéria-prima em qualquer lugar do mundo onde ela seja mais barata, instalando-se em países onde a mãode-obra fique mais em conta. Portanto, é o momento em que a globalização atinge toda a sua amplitude, onde todos os demais fatores decorrentes da globalização apresentam-se intensificados, marcados por uma dinâmica nunca vista, atropelando todas as fronteiras.
Giddens define globalização como "a intensificação de relações sociais mundiais que unem localidades distantes de tal modo que os acontecimentos locais são condicionados por eventos que acontecem a muitas milhas de distância e vice versa" e acusa os sociólogos de uma acomodação indevida à ideia de "sociedade" enquanto um sistema fechado (1990: 64).
PASSO 02
1 – Qual a importância de um país participar no Mercado Internacional?
Porque o comércio internacional é a troca de bens e serviços através de fronteiras internacionais ou territórios.
A internacionalização consiste em sua participação ativa nos mercados externos. Com a eliminação das barreiras que protegiam no passado a indústria nacional, a internacionalização é o caminho natural para que os países se mantenham competitivos. Se os países dedicarem exclusivamente a produzir para o mercado interno, sofrerão a concorrência das empresas estrangeiras dentro do próprio País. Por conseguinte, para manter a sua participação no mercado interno, deverão modernizar-se e tornar-se competitiva em escala internacional. A atividade exportadora, contudo, não é isenta de dificuldades, inclusive