ATPS Postagem MOVIMENTOS SOCIAIS
1. INTRODUÇÃO 4
2. DESENVOLVIMENTO 5
3. CONCLUSÃO 14
4. Referências Bibliográficas 15
1. INTRODUÇÃO
Ao longo da história política, social e econômica brasileira e suas diferentes nuances foram sendo consolidados movimentos sociais e organizações sociais destinadas à garantir a efetividade de inúmeros direitos, ressignificando a relação entre o cidadão e o Estado.
Todavia, tais movimentos e organizações não foram construídas pelo acaso, mas através de lutas em prol do estabelecimento e reconhecimento das diferenças em meio à uma sociedade extremamente desigualmente formada em todos os aspectos.
Neste contexto, o presente trabalho aborda de forma sistematizada as diferentes mutações históricas correlacionadas à formação dos movimentos sociais e redes de mobilização social no contexto contemporâneo brasileiro.
Aborda-se ainda conceitos fundamentais como o significado da democracia participativa à luz dos movimentos sociais existentes.
Analisando ainda aspectos fundamentais dos movimentos sociais e o papel das ONGs no âmbito dos movimentos sociais brasileiros na contemporaneidade.
2. DESENVOLVIMENTO
Maria da Glora Gohn (2010) expõe as mutações históricas construídas em torno dos movimentos sociais e redes de mobilização civil ao longo da conjuntura econômica e social brasileira frente ao Brasil Contemporâneo onde tais elementos assumem uma posição totalmente inovadora, até mesmo de controle e imposição de uma nova ordem social.
Assim, concorda-se com a opinião segundo a qual os movimentos sociais e redes de mobilização civil vão assumindo um novo caráter frente à sociedade da qual fazem parte ao passo em que se concentram na busca de uma sociedade mais democrática, ou seja, pautada no reconhecimento das diferenças.
Assim, evidencia-se que os movimentos sociais acabam convergindo para uma ressignificação dos conceitos básicos de igualdade, fraternidade e liberdade, redimensionando-os em prol de uma significação que tende a gerar