ATPS PNEUS TEC
O processo de produção dos pnues são misturados matérias-primas, boracha natural, Boracha Sintética, devivados do petroleo, cabos de aço e cordoneis de aço.
A utlização da matéria-prima é manipulada de acordo com a linha de produção, sendo realizados processos diferente entres pneus de automotores de passeio, e ultilizados em pesos e cargas.
Nos compostos da banda de rodagem dos pneus, para auto-estradas é utilizado a boracha sintética por seu melhor desempenho, e a borracha natural são empregados mais em caminhoes por meio da resistencia ao cortes e lacerações que podem acontecer no material.
A presenção do quimico derivado de petroleo ou carbono Amorfo é elemento fundamental em todo o processo da borracha e que os da resistencia e abrasão e sua coloração, que os tornam preto.
Depois de todo esse processo, ele se completa com uma estrutura resistente de lonas emborachadas, cordoneis de aço ou nailon em uma complexa arquitentura tendo suas variações de estradas e ruas.
BORRACHA NATURAL.
A boracha é um polimero que pode ser natural ou artificial, ela é estraida da seringueira (Hevea brasiliensis) como liquido mais conhecido como látex.
É realizado uma incisão no caule da arvore fazendo com o que ela escorra em pequenos recipinetes e recolhido com frequencia, para não haver perda de matéria prima e nem contaminação dos solo.
A materia prima da borracha é um pólimero de adição conhecido como Poli-Isopreno pois sua formação tem uma adição de 1,4 monomeros de isopreno.
Figura 1 - Estrutura do Isopreno e Poli-Isopreno.
A reação explicada acima é uma demostração simples da estrutura moelcular da boracha, porem não se engane pois todo o processo quimico é considerado complexo.
A arvore nessesita de uma grande quantidade de enzimas para atuar como catalizador, e seu valor de formula do poli-isopreno tem em sua formação de 5000 e a borracha natural é formada por cerca de 35% de Polímero.
Figura 2 - Macromolecula do Poli-Isopreno