atps PID
Genecí Veras Alves RGM : 5632126671
Circuitos PID
Engenharia Eletrônica
9° Módulo
Pro° Kléber
Matéria: DSP
CIRCUITO CONTROLADOR PID CLASSICO DETALHADO
No primeiro amplificador operacional, representado por “U1”, em conjunto com os resistores R1 = 10K, R2 = 10K, R3 = 10K e R4 = 10K, se tem a configuração de um amplificador subtrator , ele realiza a diferença entre o sinal de referencia ou setpoint (REF) e o sinal de saída do processo em estudo (SP), dando como resultado o valor do erro entre ambos os sinais , este valor sera o sinal de entrada para o controlador PID, o qual se encarregara de gerar o sinal de controle adequado para corrigir o erro entre estes sinais.
Esta configuração é a que representa o ponto de realimentação dos diagramas de controle em malha fechada.
O esquema eletrônico desta configuração é representado na figura abaixo:
Pela Lei dos Nos ou Lei de Kirchoff e Lei de Ohm, se obtem a equação matemática correspondente a um amplificador subtrator.
No terminal 3 do amplificador se obtem um divisor de tensão, representado pela equação abaixo:
Substituindo V1 na equação acima:
Simplificando e organizando se obtem:
O controlador PID é formado de 4 configuraçoes de amplificadores operacionais, onde cada um realiza uma das ações do controle do PID. *A ação proporcional esta representada pelo amplificador operacional “U2” no qual se realiza a configuração de um amplificador inversor ,no qual é um dos mais importantes, porque graças a ele se podem fazer novas configurações. Para este caso, o ganho é dado pelos resistores R5=10K e R6 (resistor variável), conforme a figura abaixo:
Se pode demonstrar a equação pela Lei de Kirchoff (LCK) e Lei de Ohm:
Adicionando VP se obtem:
Onde VP é o sinal de saída da ação proporcional, Ve ,é o sinal de entrada para o controlador PID e R6 é um resistor