Atps Pendencia
1. ETAPA 1
1.1. Passo 1
O investimento tem uma importância fundamental tanto para a economia, quanto para as organizações e sociedade.
A economia de um país só pode crescer com fluxo continuo de investimentos. A lógica dessa afirmação é que, para a economia crescer, é necessário aumentar a produção de fabricas, empresas, fazendas e de unidades produtivas, o que se mede mais tradicionalmente pelo Produto Interno Bruto( PIB). Uma vez que as unidades produtivas não podem produzir mais do que a capacidade de suas instalações, para aumentar o PIB a longo prazo, é fundamental criar novas unidades produtivas e aumentar a capacidade das já existentes, o que é possível por via de investimentos.
Além de possíveis investimentos na própria empresa, quando se tem caixa sobrando esses recursos podem ser aplicados no mercado financeiro, e assim receber juros pela aplicação.
As empresas que geram muito caixa têm uma grande preocupação com essas aplicações, uma vez que, dadas as altas taxas de juros no Brasil, podem significar uma considerável fonte receita para a empresa.
As principais opções de aplicações financeiras disponíveis no Brasil são:
- CDB (Certificado de Depósito Bancário)
Os investimentos em CDB são títulos de renda fixa com pagamento em datas preestabelecidas, remunerados a taxas pré ou pós-fixadas.
São ideais para empresas de micro ou pequeno porte. Com eles, é possível aplicar os recursos disponíveis da empresa num investimento tão seguro quanto a poupança. E muito mais rentável.
- Caderneta de poupança
É o investimento mais tradicional, conservador e popular.
A rentabilidade é calculada a partir de uma taxa de juros de 0,5% ao mês, aplicada sobre os valores atualizados pela TR (Taxa Referencial), creditada mensalmente na data de aniversário da aplicação.
- Debêntures
É um título de dívida, de médio e longo prazo, que confere a seu detentor um direito de crédito contra a companhia emissora. Quem investe em