ATPS Participa O E Controle Social Postar
SOCIAL
Gilda Aparecida dos Santos - RA 6341190527
Junismeire Cabral dos Santos Fernandes - RA
6316190609
Marilene de Aviz Teixeira - RA 7980710608
Michele Cristina Modesto - RA 6316198932
Renata Nunes Espanhol - RA 5316980743
Professor: Ma. Edilene Xavier Rocha Garcia
Introdução
Neste trabalho vamos falar sobre Participação Social e Controle Social que estão relacionadas, por meio da participação na gestão pública. Onde os cidadãos podem intervir na tomada de decisões, orientando a Administração para que adote medidas que realmente atendam ao interesse público.
2
ETAPA 1
CONTROLE SOCIAL
È um instrumento democrático no qual há a participação dos cidadãos, é a integração da sociedade com a administração pública. O controle social é a descentralização do
Estado motivando grupos de pessoas a solucionar problemas sociais, tendo o amparo legal e constitucional, onde o eixo central é o compartilhamento de responsabilidades com o intuito de tornar mais eficaz alguns programas públicos. PARTICIPAÇÃO SOCIAL
Participação social é integração, a importância da adesão dos indivíduos na organização da sociedade, essa participação implica comportamentos e atitudes passivos e ativos, estimulados ou não.
Participação significa democratização ou participação ampla dos cidadãos nos processos decisórios na sociedade, implica entender as múltiplas ações que diferentes forças sociais desenvolvem com o objetivo de influenciar a formação, execução, fiscalização e avaliação de políticas públicas na área social, sobretudo no que concerne à inclusão de pautas nas agendas políticas e na formulação e implementação de ações, programas e políticas públicas.
3
ETAPA 2
SIGNIFICADO E IMPORTÂNCIA DOS CONSELHOS MUNICIPAIS Os Conselhos são órgãos colegiados de caráter permanente e deliberativo com funções de formular estratégias, controlar e fiscalizar a execução das políticas públicas.
Um conselho municipal é o governo local de uma municipalidade. Especificamente,