Atps Neuro
O sistema nervoso central é responsável por receber e processar informações. Ele é constituído de encéfalo e medula espinhal, protegidos por crânio e coluna vertebral, respectivamente.
Encéfalo
Cérebro: Recebe os estímulos dos órgãos dos sentidos, controla a musculatura esquelética (voluntária) e é responsável pela memória e inteligência.
Cerebelo: Controla os movimentos e o equilíbrio do corpo.
Bulbo: Regula os batimentos cardíacos e a respiração.
Medula espinhal
É um órgão ligado ao bulbo e aos 31 pares de nervos raquidianos que funciona como uma estação retransmissora para o encéfalo. As informações colhidas nas várias regiões do corpo chegam à medula e são retransmitidas ao encéfalo para serem analisadas. Grande parte das ordens elaboradas no encéfalo passam pela medula para chegar ao seu destino.
Os órgãos do SNC são protegidos por três membranas formadas por tecido conjuntivo, as meninges e pelos ossos do crânio e da coluna vertebral. A meninge mais externa denomina-se dura-máter, a intermediária aracnóide (semelhante a uma teia de aranha) e a membrana permanece em contato direto com a massa nervosa, chama-se pia-máter.
Entre a aracnóide e a pia-máter e também no interior das cavidades do sistema nervoso, circula o líquido cefalorraquidiano, que funciona como proteção complementar do encéfalo e da medula, amortecendo os choques mecânicos, como no caso de uma batida na cabeça.
Patologias
Esclerose Múltipla
É uma doença onde há destruição da mielina por autoanticorpos. Essa mielina é um envoltório dos axônios que recobrem e isolam as fibras nervosas e responsáveis em fazer com que o impulso nervoso corra em alta velocidade. Por causa da destruição da mielina, o impulso nervoso corre vagarosamente alterando a função cerebral e dos nervos.
A Esclerose múltipla é uma doença crônica que ataca principalmente adultos e jovens na idade de 21 a 40 anos.
O sistema imunológico das pessoas que sofrem de esclerose múltipla