ATPS Metrologia
De
Metrologia
“Unidade primitiva”
Introdução:
Antes de iniciarmos o estudo de metrologia, vamos mostrar como se desenvolveu a necessidade de medir, e os instrumentos de medição. Você vai perceber que esses instrumentos evoluíram com o tempo e com as novas necessidades.
Um breve histórico das medidas
Como fazia o homem, cerca de 4.000 anos atrás, para medir comprimentos?
As unidades de medição primitivas estavam baseadas em partes do corpo humano, que eram referências universais, pois ficava fácil chegar-se a uma medida que podia ser verificada por qualquer pessoa. Foi assim que surgiram medidas padrão como a polegada, o palmo, o pé, a jarda, a braça e o passo.
A palavra inch (Polegada) vem do latim uncia, a décima segunda parte, porque a polegada corresponde a 1/12 de um pé (foot) e o foot equivalia a 30,48 cm, porque no ano 800 d.C. era o tamanho do pé do rei dos francos, Charlemagne, portanto, sua majestade devia calçar sapatos 45. Quando Charlemagne foi nomeado imperador romano pelo papa Leão III, a medida do seu pé – chamada le pied du roi tornou-se oficial. Já a nossa palavra polegada vem do latim pollex, polegar. Ao perceber que o inch tinha o comprimento da segunda falange do dedo polegar, os romanos passaram a chamá-la de pullicata.
Veja algumas amostra de medidas:
Para verificar como era feito estas medições vamos pegar três unidades de medidas e medir três objetos diferentes.
Cada integrante do grupo vai medir usando o palmo,pé e o polegar.
Veja tabela:
Conclusão:
Portanto fazendo estas comparações podemos observar que sempre havia uma diferença de pessoa para pessoa com isto não tinha como dar certo este sistema sempre iria ter alguém que iria levar vantagem em algumas situações e perder em outra.
Desde então por causa destes acontecimento que foi padronizado em um sistema métrico que serve para todos.
Fonte(s):
http://br.geocities.com/jcc5002/polegada…