Atps mecânica ii engenharia de produção - guindaste
Prof. ª
Data: 03/04/2013
Curso:
Engenharia de Produção
Alunos:
ATPS MECÂNICA
1º E 2º PASSO
RELATÓRIO
São Paulo
2013
ATPS Mecânica
Prof. ª
Data: 03/04/2013
Curso:
Engenharia de Produção
Alunos:
ATPS MECÂNICA
1º E 2º PASSO
Trabalho de Atividade Complementar do curso apresentado à banca examinadora da faculdade de Engenharia de Produção da Anhanguera Educacional, como requisito parcial a obtenção do grau de graduação sob a orientação da professora Felícia.
São Paulo
2013
INTRODUÇÃO
Neste trabalho verificaremos a física do guindaste: 3ª lei de Newton, força e tração, rabalho da fora peso, energia gravitacional, a empregabilidade dos braços mecânicos em um dos mais importantes equipamentos em relação a uma construção, onde é necessário um guindaste para remoção dos materiais, dentre outros também importantes como será demonstrado no decorrer deste.
A finalidade deste trabalho é oferecer uma explanação geral dos componentes que fazem parte deste tipo de mecanismo utilizado nos sistemas de automação.
O principio que norteia este trabalho, está na abrangência teórica, onde se busca simplificar a tornar acessível a todos os leitores, sem com isso perder o teor técnico necessário para tratar o assunto.
Os estudos aqui apresentados, não estão fixados apenas no campo da mecânica ou eletrônica, haja vista que a física se utiliza ambas as ciências para tornar-se prática e possível.
Desta feita, foram estudados os mais diversos componentes que compõe este complexo mecanismo, atualmente imprescindível nas grandes construções.
Nas duas próximas etapas, este trabalho será apresentado em um protótipo de um guindaste com palitos de sorvete, o que facilitará o entendimento sobre o equipamento.
PASSO 1
ETAPA 1 – Aula Tema: Estática dos pontos materiais.
1. O GUINDASTE
Apesar de não existir registros anteriores, o mais provável é que este equipamento foi desenvolvido pelos gregos ou pelos