ATPS MAURICIO
ESTRUTURA DO ATIVO
O ativo de acordo com a Legislação Brasileira é subdividido em 3 grupos distintos, sendo eles circulante, realizável a longo prazo e permanente. Ele representa todos os bens e direitos que a empresa possui e que possa ser transformado em dinheiro. Cada grupo desse ativo e dividido por prazos diferentes para a realização de cada um deles.
CIRCULANTE: São todos os ativos que a empresa receberá ou realizará no prazo máximo de 1 ano a partir da data do balanço.
REALIZÁVEL A LONGO PRAZO: São todos os ativos que serão recebidos após 1 ano da data do balanço.
PERMANENTE: São os ativos de uso e utilização nas atividades da empresa. O ativo representa as aplicações ou uso dos recursos da empresa e está sempre disponível para investimentos ou aquisições. O ativo mais importante é o de curto prazo, pois ele é que normalmente tem o maior índice de liquidez e é utilizado para garantir os pagamentos de despesas e dividas. Após o balanço é possível identificar quais são as contas a pagas e o valor que está disponível para ser feito novos investimentos e aquisições. Também sendo possível fazer a identificação de estoques, podendo assim analisar a necessidade de novas compras para completar estoques. O ativo serve para mostrar como anda a saúde financeira da empresa. Quantos mais bens e direitos a empresa tiver, maior será a possibilidade de outros investimentos e aquisições. Não podendo esquecer dos débitos e obrigações que a empresa tem a quitar com fornecedores a longo prazo.
1
ESTRUTURA DO PASSIVO
O passivo também e subdividido em 3 grupos de acordo com a Legislação Brasileira. E ele representa todas as dívidas e obrigações que a empresa possui. Cada grupo do passivo é dividido por prazos diferentes para pagamentos das dívidas. São eles:
CIRCULANTE: São todas as obrigações que a empresa tem a pagar no prazo máximo de 1 ano, a partir da data do balanço.
EXIGIVEL A LONGO PRAZO: São todas as obrigações que a empesa tem a