Atps matemática aplicada
Centro de Educação a Distância
ATPS – Atividades Práticas Supervisionadas
MATEMÁTICA
Juliana Martins
Sorocaba
2014
1. Introdução
A matemática surgiu na Grécia através do desejo de quantificar e racionalizar as coisas, e só pôde ser considerada ciência a partir do século VI e V a.C. Anteriormente deste período, existiam formas de cálculos babilônicos e egípcios que ainda não tratavam de assuntos como movimento, continuidade e infinito. Devido às evoluções vindas do pensamento grego, a matemática veio então a tornar-se uma ciência respeitada e vastamente utilizada e indispensável ao longo dos tempos (LUIZ, 2003).
Com o passar dos anos, a matemática foi se difundindo por diversos países e receberam contribuições da Índia, França, Itália e outros países da Europa, Ásia e então se transformou neste vasto cenário de infindáveis cálculos para infinitas funções a fim de tornar a vida do ser humano mais prática e auxiliar nas comprovações cientificas ou empíricas que se fazem necessárias.
A matemática é fundamental no cotidiano de qualquer ser humano. Por esta razão ela é elencada como uma das matérias primordiais para serem exploradas desde a infância, se iniciando a partir do aprendizado dos números e por conseqüência a compreensão de quantidade, assimilação de pesos, medidas, massa, geometria, estatística, etc. Apesar de muitas vezes as crianças e até mesmo os adultos não perceberem que estão utilizando a matemática, constantemente exercitamos cálculos matemáticos em nosso dia-a-dia.
O sentido da matemática para o aluno resulta das relações que ele estabelece entre ela e o seu cotidiano, possibilitando a resolução de problemas, dentro e fora da sala de aula, ou seja, os problemas de cunho estudantil e pessoal.
A atividade matemática é baseada na análise científica e no raciocínio lógico, hábitos de extrema relevância para o mundo atual que necessita cada vez mais de pessoas capacitadas para áreas que se