ATPS MATEMATICA
Este documento contém a resolução do desafio proposto na Atividade Prática Supervisionada da Turma de Ciência da Computação do 2º e 3º períodos do ano de 2015, elaborado utilizando os recursos matemáticos apresentados em sala de aula e pesquisas.
Roteiro:
ETAPA 1:
No plano cartesiano é mostrada a trajetória realizada pelo braço de um robô desde o ponto O passando pelos pontos A, B, C, nos quais a chama do equipamento é posicionada para realizar as operações de soldagem.
Foram determinados, analiticamente as coordenadas dos pontos onde seram realizadas as operações de soldagem, sabendo as segiuntes informações:
a distância da origem até o ponto A é de 4m em uma direção a 35º medido apartir do semi-eixo x; a distãncia da origem até o ponto B é de 6m em uma direção a 115º medido apartir do semi-eixo x; a distãncia da origem até o ponto C é de 7m em uma direção a 145º medido apartir do semi-eixo x. Sabendo destas informações, foram utilizados cohnecimentos de trigonometria do triangulo retângulo e leis dos cossenos para se conhecer quais as medidas dos vetors do braço do robô e as cordenadas do plano cartesiano dos pontos de soldagem conforme demonstrados a seguir:
1- Sabendo que a distância da origem até o ponto A é de 4m em uma direção a 35º medido apartir do semi-eixo x, foi aplicado a teoria de trigonometria do trinagulo retângulo, com o objetivo de encontrar as coordenadas (x, y) do ponto A. Cateto oposto/hipotenusa = sen35º y/ 4m = 0,57 y= 2,29m Cateto adjacente/hipotenusa = cos35º x / 4m = 0,82 x= 3,28m Coordenadas do ponto A (3,28; 2,29).
2- Sabendo que a distância da origem até o ponto B é de 6m em uma direção a 115º medido apartir do semi-eixo x foi aplicado a teoria da lei dos cossenso para determinar a distância pecorrida do ponto A até o ponto B e a trigonometria do triangulo retângulo para determinar a as