ATPS Matematica Financeira 2014 24 11 2014
Neste trabalho observaremos conceitos básicos sobre a matemática financeira, disciplina que possui uma importância muito grande, não apenas para as práticas empresariais e comerciais, mas também no cotidiano de cada um de nós. Podemos afirmar que a matemática financeira tem se tornado cada vez mais usual, comum e necessária para compreendermos esse mercado competitivo e até certo ponto agressivo nesse mundo que nos cerca.
A matemática financeira tem por objetivo estudar as várias formas de evolução do dinheiro no tempo. A partir dela podemos gerar análises e comparações que nos permitem definir as melhores alternativas para a aplicação ou obtenção de recursos financeiros, seja numa empresa ou em nível pessoal.
Para isso no desenvolvimento do trabalho veremos as aplicações mais comumente utilizadas da matemática financeira, tais como: juros simples, juros compostos, taxa efetiva e nominal, entre outros. A matemática financeira possui diversas aplicações no atual sistema econômico. Algumas situações estão presentes no nosso cotidiano, como financiamento de casas e carros, realizações de empréstimos, compras no crediário ou com cartão de crédito, aplicações financeiras, investimentos em bolsas de valores, entre outras situações. Por isso, conhecer esses assuntos nos dá o entendimento para compreender o mundo dos negócios e com isso realizar atividades lucrativas ou então evitar prejuízos.
1. – Etapa 1
Aula-tema: Fundamentos de Matemática Financeira. Regimes de Capitalização.
1.1 – Passo 2
Desenvolver o problema a seguir, utilizando as fórmulas do regime de capitalização simples e composto, apresentadas na teoria do capítulo do livro indicado no passo 1.
Você tomou um empréstimo no valor de R$ 10.000,00 aceitando pagar juros de 3,5% ao mês.
1) Considerando o regime de capitalização simples:
a. Calcule o valor montante após 15 dias, 1 mês, 5 meses e 10 meses.
P = 10.000,00 i = 3,5 a.m n = 15 dias = 0,5 mês / 1 mês / 5 meses / 10 meses.
F =