ATPS LUDICO POWER POINT
PEDAGOGIA
EDUCAÇÃO LÚDICA
Daiane Parreto Ferreira - RA: 400827
Luzia Fernandes Ribeiro - RA: 381314
Kelma Riceny Machado – RA- 399495
Atividade Prática Supervisionada (ATPS).
Educação Lúdica
Professoras: Sandra Santos de S. Silva e Luciana de Oliveira Teixeira Leite MARILIA SP
NOVEMBRO/2013
INTRODUÇÃO
O mundo atual existem várias mudanças na educação, conduzindo-nos a questionamentos sobre as transformações ocorridas numa temática desafiadora e polêmica, o uso da ludicidade como facilitador do processo de ensino-aprendizagem de crianças.
A infância é um período fundamental para o desenvolvimento do ser humano. É nela, através do relacionamento com outras pessoas, que vai ter o seu primeiro contato social.
•
Estão discutidos sobre o sucesso do lúdico na aprendizagem das crianças. Aprender com prazer.
Esta é a chave da presença da ludicidade nas salas de aula. Motivo pelos quais vários educadores dedicam-se a pesquisar técnicas motivadoras e incentivadoras à aprendizagem.
Assim o estudo sobre a ludicidade poderá trazer alternativas relevantes para melhorar a qualidade da ação educativa, respeitando o desenvolvimento natural da criança.
•
Por isso a necessidade de um aprofundamento teórico sobre de que forma o lúdico pode auxiliar no desenvolvimento infantil.
Considerando as constantes mudanças, pesquisas e estudos ocorridos na educação, em especial no que se refere ao uso do lúdico, esta pesquisa tem por finalidade verificar a importância do uso da ludicidade na educação infantil como mediadora do desenvolvimento psíquico e intelectual da criança e como um forte instrumento didático.
“JOGOS INFANTIS ” (1560) de PIETER BRUEGHEL
Na obra "Jogos Infantis" de Pieter Brueghel, observa-se diversas brincadeiras, algumas delas, não conseguimos distinguir, pelo fato de não as conhecer, pois não existem mais.
Jogos e brincadeiras antes praticados por pessoas de todas as idades, com o passar do