atps logistica
ETAPA 2.
Esta atividade é importante para que você compreenda que toda organização deve realizar a análise da cadeia de suprimentos, buscando conhecer todos os processos envolvidos na produção de um bem ou serviço, bem como as potencialidades e fragilidades desses processos, para traçar suas estratégias e criar mecanismos de ataque às deficiências percebidas.
Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.
Passo 1 (Equipe)
Levantar informações com os gestores da empresa, se possível com gestores de Logística ou com membros do grupo, e relacionar os “gargalos” que dificultam a integração da cadeia de suprimentos. Lembrar-se de que a Logística trata do fluxo de materiais, informações e pessoas.
Os gargalos enfrentados na empresa estudada vão desde a falta de mão de obra qualificada para áreas administrativas e operacionais que um operador logístico integrado requer, até entraves de circulação em todos os modais, principalmente quando se fala na malha rodoviária, carente de investimentos e atualização em sua estrutura, prejudicando, desta forma, todas as partes envolvidas: operador, cliente, fornecedor e até consumidor final.
De maneira geral, os gargalos são ocasionados pela falta de investimentos públicos e de incentivos para a iniciativa privada. No caso de mão-de-obra qualificada, acreditamos que o fator principal de gargalo esteja no aquecimento e crescimento da economia nacional e na falta de formação específica para o segmento, cenário que está sendo modificado gradualmente pela implantação de cursos de especialização por conceituadas instituições educacionais. Quanto à lentidão na entrega em grandes redes, acreditamos que diálogos mais intensos poderiam ser travados entre empresas, transportadoras e entidades representativas da categoria, a fim de sanar entraves no fluxo de recebimento de mercadorias. Os gargalos logísticos mais relevantes são encontrados na área de transportes, onde as condições das estradas