atps laboratorio contabil
Neste trabalho iremos expor a importância que ocorreu no passar dessa ultima década, em relação de melhoria para os empresários e governos, em termos de facilitar a fiscalização, avanço tecnológico, melhoria e rapidez aos dados de grande importância, para os empresários e o fisco.
Sped fiscal:
O Sped (Sistema Público de Escrituração Digital) fiscal nada mais é do que uma escrituração fiscal digital, que substituiu a escrituração escrita, no qual é um arquivo que é formado por varias escriturações de documentos fiscais e de outras informações que sejam de interesse do governo federal e da receita federal. Sendo um arquivo que o mesmo deve ser assinado digitalmente e transmitido, via web, dentro do próprio sistema Sped.
Para utilização desse sistema é necessário à instalação do programa JAVA, contudo o Sped ele veio para unificar e fazer a junção entre os contadores e o fisco, sabendo que esse sistema deixou o trabalho mais simples e menos burocrático, encurtando o tempo gasto com validações fiscais, escrituração e conferência de documentos, garantindo processos empresariais em tempo real, transparentes e com alto grau de acerto.
O projeto Sped consiste em dois formatos de informações a serem entregues ao Fisco, como os: arquivos digitais trafegados como mensageira XML, tendo três grandes pilares nos dados: contábeis, fiscais e a nf-e, arquivos digitais periódicos em formato texto TXT.
Sped Fiscal está sendo um dos maiores desafios para a gestão fiscal das empresas, pois envolve pessoas, sistemas e processos.
Sped Pis – Cofins: Com base mensal e envolve dados e notas fiscais em que incidiram os tributos federais Pis e Cofins.
Sped e-LALUR: Em seu novo formato eletrônico já é obrigatório, com entrega em junho de 2011 para empresas no regime tributário do Lucro Real.
Prazo: A entrega do arquivo deve ser feita referente ao subsequente aos fatos geradores, exemplo: a entrega do arquivo referente o mês 10/2012 é até o dia 25 de