atps instituições financeiras
Passo 1 (Equipe)
Preencha, com base no quadro disponível em:
, as principais características da política econômica e da política monetária dos governos Fernando Henrique Cardoso e Luíz Inácio Lula da Silva. Pense na evolução dessas políticas e no modo como elas afetaram o mercado econômico do Brasil. O artigo disponível em:
. Acesso em: 01 out. 2012; auxiliará na execução deste passo.
Governo Fernando Henrique Cardoso
O que mais marcou o governo FHC, foram a consolidação do Plano Real e a introdução dos programas de transferência de renda como o Bolsa Escola.
As políticas econômicas adotadas nos dois Governos de FHC não foram capazes de alterar as o baixo crescimento que prevaleceram durante os anos 1980 e início de 1990. A indústria, nesses dois períodos de governo, apresentou taxas insignificantes de crescimento, uma vez que a expansão industrial esteve apoiada unicamente no segmento de bens de consumo duráveis. As restrições nos gastos públicos e as privatizações provocaram o encolhimento dos investimentos necessários à ampliação e melhoria da infraestrutura do país.
O acúmulo de desequilíbrios externos, transformados em fragilidade financeira interna do setor público, e a inserção brasileira passiva no cenário internacional semearam na economia uma crise financeira.
Nem mesmo a mudança do regime cambial no início de 1999, a política de metas inflacionárias e um regime fiscal mais severo, a partir do 2° Governo de FHC, conseguiram reverter, de forma estrutural, a vulnerabilidade externa da economia e a fragilidade financeira do setor público, não abrindo espaço, portanto, para o crescimento. Neste mandato não houve grandes investimentos nas reformas estruturais. Ocorreram, sim, algumas reformas no setor da Educação, sendo aprovadas no ano de 1996 as Leis de Diretrizes e Bases para a Educação (LDB), e posteriormente foram criados os Parâmetros Curriculares para o Ensino Básico.
Ao final do seu segundo mandato (2002), somando oito anos no