ATPS INDICADORES SOCIAIS
2852 palavras
12 páginas
FACULDADE ANHANGUERA DE PIRACICABACURSO EAD - SERVIÇO SOCIAL
ATPS – INDICADORES SOCIAIS NO BRASIL.
SUMÁRIO.
INTRODUÇÃO
1.1 Síntese com definições de Políticas Públicas
1.2 Estudo de caso.
1.3 A importância das Políticas Públicas.
1.4 Quadro Síntese sobre indicadores sociais.
1.5 A relação entre indicadores sociais e a Políticas Públicas.
1.6 Indicadores Sociais
1.7 Informações sobre Indicadores Sociais.
1.8 A atuação do Serviço Social
1.9 Considerações Finais.
1.10 Bibliografia
Introdução.
Esse trabalho tem como objetivo apontar o quanto é necessário se valer dos indicadores sociais como instrumentos técnicos e operacional para melhor monitorar a realidade social. Tendo como objetivo buscar novas políticas públicas e também reformular aquelas que necessitam, trazendo nos suportes para um trabalho eficiente com planejamento, avaliativo e execução de casos.
Síntese Políticas Públicas
Políticas Públicas são políticas de ação voltada a toda população, independentemente de condições sociais. São segmentos direcionados a qualquer cidadão, não importando a sua classe social, cultura, etnia, etc. Quando uma política alcança apenas a população de que delas necessitam, essa política tem caráter social.
A política Pública não é limitada, por isso alcança o maior número de pessoas, são direcionadas aos cidadãos e seus direitos de caráter não contributivo.
“Entre os principais pilares da assistência social no Brasil estão a Constituição Federal de 1988, que dá as diretrizes para a Gestão das políticas Públicas, e a LOAS de 1993, que estabelece os objetivos, princípios e diretrizes das ações. A LOAS determina que a assistência social seja organizada em um sistema descentralizado e participativo, composto pelo poder público e