Atps humanizacao
ENFERMAGEM
1º SEMESTRE - NOTURNO
HUMANIZAÇÃO NA ASSISTÊNCIA
ETAPA 1: Fundamentos teóricos acerca do cuidado e a relação entre enfermagem e o processo de cuidar.
Amanda de Góes Morales RA 6898414976
Lilian Tobias de Moraes RA 1299526327
Luiz Fernando de Souza RA 7060007636
Mônica Cristina Riva RA 6823496977
Vanda Guiomar da Cruz RA 6893443224
PROFª. CHRISTIANE
SOROCABA
ABRIL/2013
Atividades Práticas Supervisionadas
Aula-tema: Fundamentos teóricos acerca do cuidado e a relação entre enfermagem e o processo de cuidar.
Embora as palavras “cuidar” e “tratar” sejam consideradas como sinônimas, a definição destas palavras na área de enfermagem são muito diferentes. Cuidar e tratar se complementam, pois o ato de “cuidar” abrange muitos aspectos. Pode ser resumido como oferecer conforto ao paciente de modo que este consigo enfrentar seus problemas, sejam eles físicos ou psicológicos, através de considerá-lo como um ser humano que necessita de cuidados e não apenas como um número ou uma patologia a ser cuidada. Enfim, cuidar é estar preocupado com o paciente e não apenas com seu tratamento e também prestar o atendimento de forma acolhedora e humanizada.
O simples ato de tratar é considerado como desconsiderar todos os fatores que ocasionaram a enfermidade e apenas se focar no tratamento desta. É uma ideologia diferente dos preceitos da enfermagem, pois o ser humano na visão nightingaleana constitui-se de corpo e mente, originando um ser de harmonia e, ao cuidar de sua saúde, visa a totalidade.
Mesmo a definição preconizada pela Organização Mundial de Saúde em 1946, em que especifica que saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a mera ausência da doença, pode ser vista como uma visão de que apenas “tratar” o paciente não é a maneira correta de ajudá-lo por completo.
Antigamente não havia a visão que caracteriza a diferença entre tratar e cuidar, pois os hospitais eram apenas locais