ATPS Hotelaria Hospitalar 4 Semestre
Polo Belenzinho/SP
Superior em Gestão Hospitalar
Disciplina: Hotelaria Hospitalar
Aline de Lima Xavier
RA 6950475765
Evely Reis Souza
RA 6374216431
Janete Lourenço Santos
RA 6946465210
Sonia Leite
RA 8112708005
Tutora: Luciana Mosca
São Paulo
Setembro / 2014
A Historia:
•
A história demonstra que “hotéis e hospitais originam-se do mesmo tipo de empreendimento: albergues que abrigavam viajantes e peregrinos que viajavam de povoado a povoado e recebiam também enfermos”
(BOERGER, 2005, p.19). Além disso, o termo hospedagem, advindo do latim, significava hospitalidade e também aposento destinado a um hóspede. A palavra hospitalidade que, da mesma forma é advinda do latim, ainda hoje designa o ato de bem receber e hospedar, deu origem também, ao termo hospital cujo significado remetia ao bom recebimento dos doentes para tratamentos e curas (CAMPOS &
GONÇALVES, 1998).
Figura 1: Hospital
Figura 2: Hotel
Evolução:
•
Há menos de 10 anos a hotelaria hospitalar não fazia parte do contexto dos hospitais brasileiros, pensavase que um hospital com médicos competentes e uma aparência limpa já bastava para o paciente estar satisfeito. Mas com os estudos vemos a evolução no sentido de que o paciente não busca somente um lugar para cuidar de sua saúde, ele busca o seu papel de cidadão, de ter vontade própria, ou seja, antes ele deixava de ser cidadão e passava a ser passivo (daí o nome paciente), hoje sabe de seus direitos e responsabilidades, direitos esse de ser bem atendido e comprar um produto para tratamento e assistência que o hospital oferece.
•
O paciente exige um ambiente com conforto, segurança algo que lembre mais um hotel e que cause menos estresse. Com isso, alguns hospitais reconhecem que o conceito de hospedagem precisa mudar proporcionando um ambiente agradável e humanizado quebrando a impressão de paredes brancas e frias.
Conceitos: Hospital Modelo
•
Consciência Gerencial, o Gestor deve conhecer as