Atps gestão em mkt
As organizações para iniciar um segmento de mercado precisam estar atentas com a forma de atuação no mesmo, pois não é uma tarefa fácil. Ao pensar em mercado as empresas precisam ter os seguintes requisitos:
• Existir pessoas que necessitem deste produto ou serviço;
• Poder aquisitivo para comprar do produto ou serviço e;
• Condições para realizar a compra. O processo de segmentação pretende selecionar um público-alvo para seu negócio, ou seja, um grupo de consumidores com necessidades similares, e este processo deve ser identificável, mensurável, acessível, rentável e estável. Atualmente é muito difícil satisfazer todos os clientes, entretanto as organizações modernas estão adotando uma estratégia de negócio mais eficaz, escolhendo seu segmento de mercado e gerando produtos sobe medida aos seus clientes, geralmente estes produtos “personalizados” são melhores e mais eficazes do que o seu concorrente. A grande ideia deste processo é dividir os clientes em grupos que suas satisfações e desejos sejam semelhantes, tornando assim mais fácil a satisfação dos seus clientes em relação de suas próprias necessidades. A tarefa de implantação desta ferramenta de marketing na empresa exige muito esforço para seleção de segmento, identificação de concorrentes assim como suas respectivas participações no mercado e o potencial de crescimento do mesmo. Adotando este conceito as empresas terão muitas vantagens, pois, dedica todos os seus esforços a fatia de mercado selecionado ou chamados também de “target” (público-alvo) que serão objetos de estudo, planos, ações e análises.
Vantagens e Desvantagens da Segmentação de Mercado Como todos os conceitos adotados existem as vantagens e desvantagens e nessa parte que as organizações têm que ficar atentas.
As vantagens são que com a segmentação adotada, a empresa saberá analisar e entender melhor seus consumidores, de fato, a análise detalhada dos seus clientes permite identificar