Atps gestão de pessoas
ATPS – Gestão de Pessoas
Etapa 1
Passo 1
Conceito de Gestão de Pessoas
A relação da Gestão de Pessoas com os outros sistemas da organização é de coordenação de recursos humanos e integração de setores, visto que as empresas são a junção de vários setores, separados hierarquicamente, os quais precisam uns dos outros para o funcionamento geral da empresa. Desta forma, o Administrativo, o Contábil, a Produção, a Logística e o demais setores precisam estar integrados, para que a empresa realize de maneira eficaz e eficiente seus negócios. Diante deste fato, o setor de Gestão de Pessoas age no sentido de integrar as diferentes lideranças destes setores.
A gestão de pessoas é uma área muito sensível à mentalidade que predomina nas organizações. Depende de vários aspectos, como a cultura existente em cada organização, a estrutura organizacional adotada, as características do contexto ambiental, o negócio da organização, a tecnologia utilizada, os processos internos e uma infinidade de outras variáveis importantes.
Administração de Recursos Humanos (ARH) é o conjunto de políticas e práticas necessárias para conduzir os aspectos da posição gerencial relacionados com as “pessoas” ou recursos humanos, incluindo recrutamento, seleção, treinamento, recompensas e avaliação de desempenho.
ARH é a função administrativa devotada à aquisição, treinamento, avaliação e remuneração dos empregados. Todos os gerentes são, em um certo sentido, gerentes de pessoas, porque todos estão envolvidos em atividades como recrutamento, entrevistas, seleção e treinamento.
ARH é o conjunto de decisões integradas sobre as relações de emprego que influenciam a eficácia dos funcionários e das organizações.
ARH é a função na organização que está relacionada com provisão, treinamento, desenvolvimento, motivação e manutenção dos empregados.
Em seu trabalho, cada administrador — seja ele, um diretor, gerente, chefe ou supervisor — desempenha as quatro funções administrativas que