ATPS Gerenciamento estratégico de custos
DO SUL
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS
6º NA – CONTÁBEIS
NOMES: R.A
x x x x SÃO CAETANO DO SUL, DEZEMBRO DE 2012. ÍNDICE
Apresentação Ponto de Equilíbrio 3
Conceitos de Ponto de Equilíbrio 4
Redução de Custos 5
PONTO DE EQUILÍBRIO
O ponto de equilíbrio traz consigo o nível de volume de vendas onde a receita da empresa se equipara ao seu custeio total. As receitas que de forma se equipara ao custeio são chamada de Receita de Equilíbrio, logo, qualquer nível de vendas inferior ao do ponto de equilíbrio implica em prejuízo para determinada empresa, sendo que nesta relação a contra recíproca também é valida.
O equilíbrio com mensuração através da receita pode ser obtida através de gráficos ou comparação aritmética, onde a empresa dispõe de um sistema de custos que lhe permita uma distinção adequada. Determinar o ponto de equilíbrio permite que a gerência avalie o desempenho atual da empresa com relação ao nível de operação de lucro, trazendo uma ótima ferramenta para auxiliar a necessidade de medidas corretivas urgentes.
A informação do ponto de equilíbrio traz uma visão global e prática do relacionamento entre gastos, vendas e volumes, permitindo um cálculo rápido bem aproximado dos efeitos que as alterações promovidas sobre uma dessas variáveis produzirão sobre as demais. Ainda sobre o cálculo de ponto de equilíbrio, este pode ser feito e empregado sobre situações, sendo aplicada em determinadas situações nas quais os valores considerados nos cálculos tem base real, outras situações nas quais partes dos valores têm bases metafóricas, e ainda situações em que todos os