ATPS FUNDAMENTOS E ANALISE ORIENTADOS E OBJETOS

1933 palavras 8 páginas
Disciplina: Sistema da Informação

Fundamentos e Análise Orientados a Objetos
2º Semestre

Trabalho desenvolvido para a disciplina de Sistema de Informação, Professor Tiago Merli.

ETAPA 1 - Relatório 1 – Análise dos Requisitos

- Conceitos Gerais de Engenharia de Software

A Engenharia de Software tem como foco desenvolvimento dentro de custos adequados tornando essencial para o funcionamento da economia nacional e internacional de sistemas de software de alta qualidade. A falta de restrições pode fazer com que se torne extremamente complexo e muito difícil de ser compreendido.
Seu conceito foi dado inicialmente em 1968, em uma conferência para discutir o que foi chamado de crise de software que resultou na introdução de um novo hardware baseado em circuitos integrados fazendo com os softwares que até então eram inviáveis de serem desenvolvidos se tornaram viáveis maior e mais complexo que outros sistemas. Porém apenas a construção do mesmo não era suficiente, pois havia atrasos nos projetos, muitos custos, difícil de manter e seu desempenho eram insatisfatórios. Com o desenvolvimento do software em crise e os custos do hardware caindo novas técnicas e métodos foram necessários para tornar parte da engenharia de software, porém algumas empresas não aplicavam as técnicas de forma correta e acabava desenvolvendo softwares de baixa qualidade e com custo além do orçamento.
Muitas pessoas associam o software aos programas de computadores. Software não é apenas o programa, e sim dados de documentação e configuração associados, necessários para que o programa opere. Ele consiste, geralmente, de um conjunto de programas separados. A engenharia de software está relacionada com a produção do software desde os estágio de especificação, manutenção e depois que o mesmo entra em operação é todo um conjunto de atividades associados para produzi-lo além das quatros atividades fundamentais que são comuns a um processo de software como:

Relacionados