atps fisica
O Projeto SARA
O objetivo do projeto SARA é o desenvolvimento de uma plataforma orbital para a realização de experimentos em ambiente de micro gravidade de curta duração, cerca de 8 minutos, destinada a operar em órbita baixa por um período máximo de dez dias.
Outro objetivo do projeto SARA é o desenvolvimento de estruturas que possam suportar o severo ambiente de reentrada na atmosfera terrestre sem serem destruídos pelo calor
No futuro, o equipamento abrirá novas possibilidades na realização de projetos de pesquisa e desenvolvimento nas mais diversas áreas e especialidades, tais como biologia, biotecnologia, medicina, materiais, combustão e fármacos, entre outros.
Para isto, os quatro veículos que compõem o programa – dois sub orbitais e dois orbitais – deverão fazer avanços progressivos para que o país adquira o conhecimento necessário para o desenvolvimento da tecnologia.
2. Imagens:
3. Realizar a conversão da altura máxima 300 km (apogeu) em unidades pés:
1KM = 3 280,8399 pés
300KM = 984 251,968504 pés
4. Considerar as informações do projeto amerissagem na água (pouso). Será a 100 km da cidade de Parnaíba. Fazer a conversão da distância para milhas náuticas em notação científica
1KM = 0.539957Milhas náuticas
100KM = 53.99568 Milhas náuticas ou
5. Considerar que a operação de resgate será coordenada a partir da cidade de Parnaíba, a 100 km do local da amerissagem. Supondo que um avião decole do aeroporto de Parnaíba, realizar a viagem em duas etapas, sendo a metade 50 km a uma velocidade média de 300 km/h e a segunda metade a 400 km/h. Determinar a velocidade média em todo o trecho.
6 - Considerar que um avião de patrulha marítimo P-95 “Bandeirulha”, fabricado pela EMBRAER, pode desenvolver uma velocidade média de 400 km/h. Calcular o tempo gasto por ele para chegar ao ponto de amerissagem, supondo que ele decole de Parnaíba distante 100 km do ponto de impacto.
7. Considerar também que um helicóptero de