ATPS FISICA III - ETAPA 1 e 2
Passo 1
De acordo com a Folha (1):
Fábrica de produtos químicos explode em Mauá e mata empresário
Uma fábrica de formicidas (podem ser apresentados na forma de iscas granuladas, líquidos termonebulizáveis ou não, gases liquefeitos ou pós-secos) localizada no Pólo Industrial Sertãozinho, explodiu no mês de fevereiro em Mauá. O Proprietário da empresa, Cristiano Schuller, de 40 anos, morreu na hora. Laudo posterior da Cetesb irá apontar a causa exata do acidente.
“O barulho foi enorme, pensei que tivesse sido dentro da empresa em que trabalho. Logo começou a entrar fumaça pela janela, um nevoeiro mesmo”, diz um funcionário, que trabalha em uma fábrica ao lado.
No momento da explosão, duas pessoas estavam no interior do prédio, que fica na esquina das ruas Everaldo Brito de Costa Júnior com a Lúcia Mormito Biason, nº 300. Além de Cristiano, uma funcionária também trabalhava, mas escapou por pouco, após ir ao banheiro para trocar o par de luvas. Com ferimentos leves, não precisou ser levada ao Hospital. Outra pessoa foi socorrida por uma ambulância.
“A empresa trabalha com manipulação de produtos químicos. Entre eles Cloreto de Potássio e Enxofre, o que pode ter causado a explosão. Da nossa parte, a empresa está regularizada”, disse o Coronel Renzi, do Corpo de Bombeiros.
A causa da explosão ainda não foi confirmada. Técnicos da Cetesb compareceram no início da tarde e confirmaram a presença de quatro elementos químicos. Com a ajuda do Corpo de Bombeiros, conseguiram isolar o material, e disseram ao final que não houve contaminação do solo.
“Provavelmente uma falha da máquina. Ela funciona há cerca de um ano, até onde eu sei todas as documentações estão em dia e nunca houve acidentes”, disse Emerson Ribeiro, 40 anos, cunhado da vítima.
Passo 2
R: Ao analisar o problema dado pela atps; vemos que o campo elétrico E aponta para o eixo do cilindro, pois as cargas estão carregadas negativamente, assim causando atração.
Passo