Atps fisica 4 etapa
Pesquisar como ocorre à corrosão metálica e quais são os principais meios corrosivos. * A corrosão é normalmente definida como a deterioração de um metal, ou das suas propriedades, provocada por uma reação com o ambiente onde se encontra.
A corrosão metálica geralmente envolve perda de material numa determinada localização da superfície exposta. Ela ocorre de várias formas, desde um ataque generalizado sobre uma superfície até um ataque profundo e concentrado. Em muitos dos casos é impossível parar o processo generalizado de corrosão; porém é normalmente possível controlar o processo em níveis aceitáveis.
- A célula de corrosão
A corrosão metálica é causada pelo fluxo de corrente direta de uma parte da superfície metálica para outra. Isso causa a perda de material do ponto onde se verificavam as descargas de corrente no ambiente envolvente (oxidação ou reação anódica).
A proteção ocorre no ponto onde a corrente retorna à superfície do metal (redução ou reação catódica). A taxa de corrosão é proporcional ao aumento da corrente direta e remove aproximadamente 10 quilos de ferro num ano. Desta forma, a resposta à questão: onde ocorre a corrosão? está no ambiente ao qual o metal se encontra exposto, ou seja, para a corrosão acontecer terão que se encontrar reunidas condições propícias à sua propagação.
- CAUSAS DA CORROSÃO:
A corrosão é um processo natural. Por exemplo, a sua força primária motora é baseada na transformação do ferro e dos seus estados naturais para o aço. A refinação da guza do ferro em aço requer adição de energia. O aço é essencialmente um estado instável do ferro e a corrosão é o processo do ferro retornar ao seu estado natural. As células da corrosão são causadas por uma variedade de situações. Uma delas é devido ao conhecido efeito da corrosão galvânica. Todos os metais possuem potenciais elétricos diferentes e quando dois são ligados um ao outro num ambiente comum, a corrente fluirá e ocorrerá a corrosão. A